terça-feira, 28 de outubro de 2014

Uso e Conservação do Solo

Revisão para a prova da disciplina Uso e Conservação do Solo.



1) O solo é produto de diversos componentes, dentre eles a topografia. Explique como relevos e inclinações influenciam na formação do solo.

Os agentes modeladores ou modificadores do relevo é resultado do intemperismo que atua sobre as rochas provocando sua desintegração, havendo uma decomposição física ou mecânica. O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da terra. Os produtos do intemperismo, rocha alterada e solo, estão sujeitos aos outros processos como erosão, transporte, sedimentação - os quais acabam levando à denudação continental. O relevo atua na dinâmica da água tanto na vertical (infiltração), quanto na horizontal (erosão, transporte, deposição).

2) Caracterize as três fases que formam o solo.

Sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).

3) Quais são os agentes intemperes que participam da formação do solo.

Água, temperatura, calor, ar e topografia. A natureza da rocha mãe, o clima da região, o agente intempérico de transporte, a topografia da região, os processos orgânicos.

4) O solo jovem e maduro se diferenciam devido a quantidade dos horizontes. Identifique qual que apresenta mais horizontes.


O solo maduro apresenta mais horizontes, pois perdeu toda a estrutura original da rocha mãe e tornou-se relativamente homogêneo. Não se consegue observar restos da estrutura da rocha nem de seus minerais.  Já o solo jovem é quando está em formação ou acabaram de se formar. Apresenta poucos horizontes, pois a rocha-mãe ainda não sofreu meteorização mecânica, meteorização química e incorporação da matéria orgânica, apresentando poucas camadas, mas bem definidas. 

5) Quais os tipos de matéria orgânica nós podemos encontrar no solo.

Humus: Resíduo da degradação do apodrecimento de plantas.
Gorduras, resinas e ceras: Extraídos de lipídios através de solventes orgânicos.
Nitrogênio orgânico: Nitrogênio ligado ao húmus, aminoácidos e outras composições.

6) Explique como a serapilheira participa da formação do solo.

É a camada formada pela deposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo. É a principal via de retorno de nutrientes ao solo ou sedimento, composta por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes, por restos de animais, excretas e material fecal. Variam de acordo com o ecossistema no qual estão inseridos e das suas características. A serrapilheira ajuda a manter a integridade de sistemas florestais, pois atenua os processos erosivos, fornece substâncias que agregam as partículas do solo (tornando-o estruturalmente mais estável), funciona como isolante térmico e ao mesmo tempo que age como uma barreira que evita a intensa lixiviação pela ação das chuvas, retém considerável proporção de água, reduzindo a evaporação do solo.

7) Caracterize os tipos de solos.

Solo Argiloso: Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil.
Solo Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.
Solo Humoso: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).
Solo Calcário: É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.

8) Quais as frações granulométricas que fazem parte do solo?

Areia: macroporos, permeável e poucos nutrientes. De 005 a 2mm.
Silte: poucos poros, retém pouca água. De 0,002 a 0,05mm.
Argila: microporos, retém muita água e possui muitos nutrientes. Menor que 0,002mm.

9) Como se comporta a água no solo?

A água no solo é dinâmica e encontra-se em constante movimento de um local para outro em resposta às forças que são criadas pela percolação, evaporação, irrigação, chuva, uso pelas plantas e temperatura. Para fins agrícolas o solo é considerado como um reservatório de água. A água ocupa os espaços porosos do solo e a energia com que esta é armazenada depende das características intrínsecas do solo como textura, estrutura, porosidade, distribuição de poros, e do estado de umidade.

10) Quais os parâmetros que podem ser mensurados para avaliar quimicamente o solo?
A análise se solo pode ser entendida como um conjunto de procedimentos físicos e químicos que visam avaliar as características e propriedades do solo através de análise de sua amostra. Consiste de determinações químicas com o objetivo de avaliar a sua fertilidade.

Ex: Medição e estabilização do pH;Matéria Orgânica;Hidrogênio;Alumínio; Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo; Soma das bases (S) Ca, Mg, K; Capacidade de Troca Catiônica; Saturação por Bases (V%); Saturação por Alumínio (m%);

11) Cite procedimentos que possam manter o solo em condições produtivas.

Quantidade e qualidade de vida existente (ex: minhocas tornam o solo fértil), boa capacidade de infiltração de água, adubação, irrigação. Zoneamento, controle de fogo, consorciação de culturas, calagem, adubação orgânica/verde, adubação mineral, rotação de culturas, cultivo em nível, terraceamento, subsolagem e escarificação, controle da erosão, drenagem reflorestamento

12) O que é erosão, como pode classificada e quais os agentes causadores?
É o desgaste das rochas, dos solos e seu transporte, em geral feito pela água da chuva ou vento, destruindo suas estruturas, causando a desagregação dos mesmos e deposição em outros locais.

Quanto à origem, quanto ao agente causador e quanto à forma.

Água: Água em movimento: principal agente erosivo; Desencadeia todos processos erosivos;
Vento: Agente erosivo que não tem capacidade de desagregação;  Após a degradação causada pela água; Movimentação de partículas;
Forma indireta: mudanças de temperatura, atividade biológica, gelo.

13) Diferencie erosão geológica de erosão acelerada.

Erosão geológica ou natural: é oriunda de fenômenos naturais que agem continuamente na crosta terrestre em benefício da formação do próprio solo, sendo reconhecível somente com o decorrer de longos períodos de atividade.
Erosão acelerada: é oriunda da intensificação do processo erosivo natural em função da ação direta do homem sobre o sistema solo-planta-atmosfera por meio da inserção de práticas que destroem o equilíbrio das condições naturais desse processo.
Causadores deste desequilíbrio: Atividades derivadas do uso agrícola dos solo, construção de estradas, barragens, loteamentos e urbanização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário